segunda-feira, 28 de junho de 2010

ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY
Livro - O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry - Agir
Quem nunca ouviu falar de "O Pequeno Príncipe"?
É um dos livros mais lidos de todos os tempos, principalmente pelos adolescentes.
Ainda hoje o leio. O que me faz, de certa forma, voltar àqueles bons tempos...
A cada vez descubro uma mensagem nova nele.
Eu o recomendo aos amigos de todas as idades.
Pode parecer simples ou quase infantil a história narrada por Exupéry, porém apresenta personagens cheios de simbolismos e mensagens que podem ser consideradas como atemporais.

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.

Frases de Exupéry:




"A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado."




"Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso."

"Foi o tempo que perdi com a minha rosa que a fez tão importante."

"O progresso do homem não é mais do que uma descoberta gradual de que as suas perguntas não têm significado."

"Cada um é responsável por todos. Cada um é o único responsável. Cada um é o único responsável por todos. "

"As pessoas crescidas tem sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações."

"Se tu vens às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz."

"Felicidade! É inútil buscá-la em qualquer outro lugar que não seja no calor das relações humanas... Só um bom amigo pode levar-nos pela mão e nos libertar."


2 comentários:

  1. Eu tinha preconceito deste livro por ouvir o clássico chiste de que era livro de miss. Mas quando o encarei, descobri tanta riqueza, que não, definitivamente não é um livro de miss... rs... depois tive a oportunidade de ver o filme com a impecável interpretação do garoto que faz o Pequeno Príncipe. Sem exageros, é um dos livros que reli uma boas váris vezes...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem tive preconceito em relação ao livro por ser 'livro de miss', rs. Mas quando quebrei esta barreira e li, a historia me contagiou, assim como a todos de minha casa, que hoje citam o principezinho varias vezes...

    ResponderExcluir