segunda-feira, 17 de maio de 2010

ENYA - ANIVERSARIANTE DE 17 DE MAIO





Eithne Patricia Ní Bhraonáin, conhecida como Enya, (Gaoth Dobhair, 17 de maio de 1961) é uma cantora, instrumentista e compositora irlandesa.



Ela começou sua carreira musical em 1980, e rapidamente se juntou à banda Clannad, de sua família, antes de sair para prosseguir com sua carreira solo.


Seu álbum Watermark, que foi lançado em 1988, a levou ao reconhecimento internacional, e Enya ficou conhecida por seu som único, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações etéreas.


Ela continuou fazendo sucesso constante durante os anos 1990 e 2000. Seu álbum de 2000, A Day Without Rain, obteve vendas recordes (mais de 15 milhões) e foi o álbum mais vendido por uma artista feminina em 2001. Enya é a artista solo que mais vende e, do país, é oficialmente a segunda maior exportadora musical, depois da banda U2. Ao todo, Enya vendeu mais de 80 milhões de discos. Seu trabalho lhe rendeu, entre outras coisas, uma indicação ao Oscar.


Ela é conhecida por ter cantado em 10 línguas diferentes durante sua carreira até agora. Enya é a 9ª artista feminina que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, com mais de 30 milhões de cópias.


Fonte: Wipédia.



Uma ótima semana a todos,


iniciada com o suave som de ENYA!


2 comentários:

  1. Saudações!
    Enya é uma cantora brilhante! Quando a "descobri" em 1994 fiquei fascinado com a voz, as composições. Tenho quatro Cds dela, um deles instrumentalizado ao piano.
    Parabéns a Enya!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Emociona com sua voz suave e belíssima!
    Parabéns Enya!

    ResponderExcluir